Spin | ATENÇÃO: DO COMEÇO AO FIM
A Spin Design é uma consultoria de treinamento e desenvolvimento empresarial que utiliza o DESIGN como ferramenta fundamental para desenvolver material para treinamento e ajudar empresas a educarem seus colaboradores, prospects e clientes sobre produtos, processos e estratégias.
consultoria de treinamento empresarial, treinamento empresarial, consultoria de treinamento e desenvolvimento empresarial, Cursos presenciais, consultoria de educação corporativa, Treinamento e Desenvolvimento empresarial, materiais capacitação empresarial, Infográfico e design de informação, Learning by design, Spin Design, Animações para treinamento, Educação profissional, Apresentações Institucionais e de treinamento, material para desenvolvimento empresarial, material para treinamento empresarial, educação empresarial, material para treinamento, design, cursos e-learning, desenvolvimento de cursos, Treinamentos presenciais, Multiplicação de treinamento, Cursos online, Desenvolvimento de treinamento, Trilha de aprendizagem, Microlearning, Pilulas de treinamento, Treinamento para gerentes, Treinamento para vendedores, Treinamento de vendas, Treinamento para varejo, treinamento para loja, Desenvolvimento de gerentes, desenvolvimento de vendedores , Treinamento de integração, Treinamento para indústria, Desenvolvimento integração para novos colaboradores, capacitação, Treinamento e Desenvolvimento, melhoria de performance, desenvolvimento humano, consultoria treinamento empresarial
16201
single,single-post,postid-16201,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-9.1.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.7.4,vc_responsive

ATENÇÃO: DO COMEÇO AO FIM

road-sign-663368 (002)

04 maio ATENÇÃO: DO COMEÇO AO FIM

No texto anterior falamos sobre a origem e conceito de storytelling e como aplicá-lo em educação corporativa. Fizemos um cruzamento entre o storytelling e o modelo ARCS de John Keller. Para relembrar esses conceitos acesse o texto “STORYTELLING – Uma história, um treinamento” no nosso blog.

O modelo ARCS diz que todas as ações instrucionais devem ser construídas considerando ATENÇÃO, RELEVÂNCIA, CONFIANÇA E SATISFAÇÃO.

Neste texto iremos aprofundar a ATENÇÃO.

Vamos voltar para o mercado de cinema e ver como um filme do 007 atrai os seus fãs para vê-lo. Todo filme antes de ser lançado tem um plano de comunicação com toda a cadeia de valor do cinema. Há os trailers, a notícia do lançamento, a crítica,  entrevistas, etc. Todas essas ações têm como objetivo deixar um gostinho de “quero ver este filme”.

Em treinamento não é diferente. Antes do treinamento ser lançado, ele tem que ser desejado. Por isso, ele precisa ter uma comunicação assertiva. Ou seja, um treinamento precisa de um plano de comunicação, principalmente se for um programa de treinamento de grande duração e importância para a empresa.

É essencial para a aderência ao programa de treinamento uma comunicação direta com os líderes e treinandos. É importante que a ideia e os objetivos do treinamento sejam patrocinados pela liderança. Ou seja, o líder do seu público-alvo precisa ser comunicado dos objetivos, conhecimentos, habilidades e atitudes a serem trabalhados na ação, para que ele apoie e faça a sustentação necessária no dia a dia com seus liderados.

Depois que tiver mobilizado e sensibilizado toda a cadeia sobre a importância do treinamento está na hora de implementá-lo. Poucas empresas fazem esse trabalho anterior ao treinamento de forma eficaz. É uma etapa trabalhosa e política, porém essencial para o sucesso do treinamento.

Quando o treinando entrar em contato com a ação instrucional é importante que ele perceba que toda a promessa feita na primeira etapa será cumprida. Voltando lá no STORYTELLING é a parte da ambientação.

Mas como manter a ATENÇÃO do treinando durante todo o treinamento? Para isso temos um checklist que te orientará nesta construção:

 

Tabela

 

Todos esses itens do checklist acima são importantes para que o treinando mantenha a atenção e aderência durante toda a ação instrucional.

No próximo texto falaremos de RELEVÂNCIA, outro item de extrema importância em qualquer programa de treinamento.

Até a próxima.

No Comments

Post A Comment