Spin | O SUCESSO DE UM TREINAMENTO COMEÇA ANTES DO QUE VOCÊ IMAGINA – UM PAPO SOBRE ESTRATÉGIA(PARTE 1)
A Spin Design é uma consultoria de treinamento e desenvolvimento empresarial que utiliza o DESIGN como ferramenta fundamental para desenvolver material para treinamento e ajudar empresas a educarem seus colaboradores, prospects e clientes sobre produtos, processos e estratégias.
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17 jul O SUCESSO DE UM TREINAMENTO COMEÇA ANTES DO QUE VOCÊ IMAGINA – UM PAPO SOBRE ESTRATÉGIA(PARTE 1)

Hoje em dia a participação de consultorias no planejamento e implementação de projetos de Educação Corporativa dentro das empresas é uma realidade. Este cenário traz inúmeras oportunidades mas requer cuidados para que as ações instrucionais geradas em conjunto sejam efetivas e assertivas.

Tudo começa com a definição da identidade do seu projeto de Educação Corporativa, um “dever de casa” da Área de Treinamento que dá o tom e direciona a escolha dos fornecedores certos para a empreitada.

Quando digo identidade estou me referindo ao conjunto:
• base conceitual de educação
• cultura
• ferramentas do negócio/educação
• comunicação
• recursos
• identidade visual
• e principalmente, o planejamento estratégico clarificando as metas e caminhos.

Todas essas informações devem ser compartilhadas para garantir que todos (área de treinamento e parceiros) estejam “na mesma página” com relação aos valores e crenças sobre educação.

BASE CONCEITUAL DE EDUCAÇÃO
Existem vários modelos de educação, alguns são como água e óleo que não se misturam e outros como água e sal que além de se misturarem muito bem ainda “dão um belo caldo”.

Eu particularmente gosto da combinação do modelo de desenho instrucional ADDIE de Robert Gagne com o ponto de vista das Multi-inteligência de Howard Gardner sem esquecer da Andragogia de Knowles. Com este caldo bem misturado geramos aqui na Spin treinamentos de alto impacto.

CULTURA
Qualquer ação instrucional que for desenhada tem que considerar e respeitar a cultura e os valores do negócio (exceto quando o objetivo é gerar o processo de mudança/ruptura desta mesma cultura). Quer um exemplo? O mercado conhece bem a cultura de competitividade e agressividade da Ambev. Pois bem, imagine fazer um treinamento que não esteja nesta mesma pegada, que não reflita a atitude vivenciada no cotidiano na empresa. A sensação de desconexão com a realidade seria inevitável e fatalmente comprometeria os níveis de engajamento e atenção dos treinandos e o resultado da ação instrucional como um todo.

FERRAMENTAS DO NEGÓCIO/EDUCAÇÃO
Ferramentas são essenciais para o atingimento dos objetivos. Já tentou montar um armário com uma faca de ponta fina? Seria bem melhor se estivesse usando a chave de fenda correta, né?

O conhecimento profundo das ferramentas utilizadas pela empresa é essencial para o programa de treinamento. Lembro de um treinamento que a Spin fez para a uma grande montadora de automóveis no qual teríamos que nos aprofundar nas possibilidades de financiamento que o cliente tinha para comprar seu carro.

Apesar da informação inicial que indicava que todos os vendedores sabiam negociar com o cliente explorando todas as possibilidades de financiamento um pequeno teste mostrou que a realidade não era bem esta. A partir da identificação deste “gap” colocamos 6 grupos para trabalhar cases desafiando-os a utilizar a ferramenta de simulação de cenários para exercitar todas as possibilidades de financiamento existentes.

COMUNICAÇÃO
A comunicação é a principal ferramenta da educação e para comunicar com clareza e eficácia a estruturação da informação é essencial. Aqui indico os conceitos de arquitetura e design da informação que estão no sangue da Spin desde o seu nascimento. Para o maior entendimento do que está sendo comunicado o treinando tem que observar toda a hierarquia da informação pois é ela que fará o papel de conduzir o raciocínio dele pelo caminho planejado.

Todos sabem que o mercado de telecom é uma constante mudança. Como conduzir a cabeça da equipe de vendas para o entendimento do que de fato eles vendem? Qual o racional de vendas? Será que eles vendem planos de celular? Voz, dados? Mobilidade? Benefícios, valor agregado?

Este é um trabalho que a Spin conduz com uma grande operadora de celular continuamente há 8 anos. Criamos e atualizamos um mapa com todas os produtos disponíveis e todas as combinações possíveis para formar as ofertas. Neste trabalho, portanto, trabalhamos a informação em dois níveis, o primário mostra os produtos e a secundário apresenta as ofertas, expondo de forma didática e ordenada um portfolio extenso e cheio de variações.

Já deu para perceber que criar as bases para um Programa de Educação Corporativa eficaz não é tarefa das mais simples, todas as variáveis críticas precisam estar alinhadas para termos sucesso. E olha que ainda estamos na metade do caminho! Mas fique tranquilo, no próximo texto daremos juntos os passos que ainda faltam, falaremos de recursos, identidade visual e do planejamento estratégico e teremos (re)pensado a estratégia dos seus treinamentos!

Até lá!

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